ATENÇÃO!


Seu navegador está desatualizado e não é compatível com todas as tecnologias e funcionalidades deste site. Por favor, clique aqui e atualize a versão do seu Internet Explorer, ou navegue através de outro navegador.


Moldagem

IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA MOLDEIRA CORRETA

 

As moldeiras de plástico são práticas, porém se soltam muito fácil.Por isso, quando o silicone se solta, é melhor enviar para o laboratório somente o silicone.
Importante: Não tente colocar o silicone novamente na moldeira.

As moldeiras de alumínio são mais baratas, porém amassam e distorcem muito fácil, alterando assim totalmente a moldagem.

As moldeiras de aço inox são as melhores, porém são mais caras.

Observação: as diferenças na alteração ou contração de silicones (adição ou condensação) são muito pequenas 0.3 x 0.03, ou seja, insignificantes na prática. Pois o gesso, revestimento, cera, cerâmica,metal, zircônia, resina, dentre outros materiais tem contrações muito maiores.

Importante: O sucesso da moldagem e do preparo dependem muito do planejamento de cada caso. É importante que este planejamento seja feito juntamente com o laboratório, pois ele executa diariamente inúmeros tipos de caso, sejam eles simples ou complexos. Isso facilita o processo, pois você pode contar com toda essa experiência no seu planejamento.

O QUE FAZ UMA BOA MOLDAGEM?

Na prótese, o que realmente faz a diferença na moldagem é o preparo, moldagem e moldeira.

PREPARO
Depende muito de PLANEJAMENTO e TREINAMENTO, pois cada caso é um caso e existem diferentes situações, principalmente em casos laminados e reabilitações.

MOLDAGEM
Não depende só da moldeira ou do material de moldagem, mas também de um bom provisório e uma boa higienização, pois esse cuidado pode evitar o sangramento na hora da moldagem. O auxílio de fio retrator também melhora muito a qualidade da moldagem.

Observação: Utilizar gesso especial em todos os casos.
Ex: No Laboratório Kim utilizamos gesso especial tanto para modelo de trabalho, antagonista e, em muitos casos também na montagem no articulador.